Etnocentrismo brasileiro

segunda-feira, 5 de julho de 2010

A sociedade brasileira apresenta uma pluralidade de grupos. A coesão do grupo se dá pela obediência entre os membros, seja através da dependência ou dos privilégios.Mantêm-se os níveis hierárquicos, preservando a organização social e validando o sistema.

A estabilidade, no processo de dominação tradicional, está relacionada com a manutenção dos costumes e leis morais entre os indivíduos.Por existir uma solidez, constitui-se uma consciência coletiva.Essa consciência coletiva possui particularidades de comportamento, de crenças, de valores e de regras morais.Entra, nesse contexto, o ideal de cultura, que funciona como uma rede de significados que dão sentido ao mundo do indivíduo.

Porém, o brasileiro tem a dificuldade de pensar a diferença.Existe uma exteriorização dos prejuízos e preconceitos decorrentes do etnocentrismo.
Infelizmente, nossa população apresenta um caráter de massificação ideológica, onde há uma necessidade constante do “pertencer”.O indivíduo estabelece relação de forma inclusiva, assimilando, sem racionalização, qualquer ideal que lhe é proposto.Por sermos seres sociáveis, a inclusão funciona como uma forma de auto-afirmação.


Posteriormente, essas ramificações grupais entram em choque cultural quando os ideais são distintos.Inicia-se um processo de “estranhamento” da cultura do outro.E como o ser humano tenta impor sua cultura, as relações sociais tomam impressões dissociativas.A produção de legitimidade de um grupo vem com a submissão do outro.

O grupo machista, por exemplo, sobrevaloriza sua cultura, colocando seus valores como corretos e civilizados e, conseqüentemente, marginalizando o grupo das mulheres, que são enxergadas como excêntricas, inferiores ou ininteligíveis.O julgamento de valor cria uma segregação social, que permeia as relações sociais. Essa cisão social trouxe consigo a intolerância.

Como um rico, capitalista, detentor de poder, que suga no seio social, pode entender a realidade dos pobres?Como um religioso, apoiado em dogmas, com sua visão ferrenha, consegue sentir a realidade dos homossexuais?Como esperar que um machista relativize a cultura feminina?Como esperar que um racista encontre grandeza nos valores afro-brasileiros?

É uma sociedade de feras.É uma constância de sentenças.Os grupos minoritários, conseqüentemente, são deixados à margem da sociedade.O centro das decisões sociais parte dos grupos majoritários.

Nossa sociedade é hipócrita, misógina, machista, homofóbica, capitalista, imediatista, racista.Não se enquadra nas características inerentes da “aceitação social”?Não se preocupe. Nossa sociedade também é tirânica subliminarmente. O preconceito é a arma dos ignorantes.Tente tocar estrelas sem precisar ferir ninguém.


(Mari N.)

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
 
A Tormenta Social | by TNB ©2010